PLENÁRIO VOTARÁ EM ÚLTIMA DISCUSSÃO OS PL´S SOBRE O AGOSTO CINZA E MANOBRA DE HEIMLICH

Educação - Sábado, 06 de Novembro de 2021


PLENÁRIO VOTARÁ EM ÚLTIMA DISCUSSÃO OS PL´S SOBRE O AGOSTO CINZA E MANOBRA DE HEIMLICH Amanhã (08) a partir das 16h00, a Câmara Municipal de Guaíra realizará a 35ª Sessão Ordinária.

Atenção para a pauta:

LEITURA DAS MATÉRIAS INSCRITAS NO EXPEDIENTE:

MENSAGEM N° 042/2021 - Executivo Municipal– Encaminha o Projeto de Lei n° 054/2021 – Atribui competência à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, criando a Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI, e dá outras providências.

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

Conforme o PL, a JARI surge com o objetivo de atender as demandas de segurança, proporcionando mais facilidade para a articulação das ações de trânsito, mobilidade urbana e transporte coletivo.

PROJETO DE LEI N° 053/2021 – autoria vereadora Karina Bach – Dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro aos animais atropelados no Município de Guaíra.

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

O projeto de lei prevê multa aos envolvidos em atropelamento de animais, que não prestarem socorro. Conforme a matéria, serão 20 (vinte) UFG, aplicada em dobro no caso de reincidência.

OFÍCIOS DIVERSOS:

INDICAÇÃO N° 115/2021 – autoria da vereadora Karina Bach – Indica ao Executivo Municipal, uma campanha de conscientização, para que munícipes que observarem espécies de primatas, marsupiais, morcegos e outros mamíferos de relevância, que estejam mortos na região do Parque Nacional de Ilha Grande, bem como, na área que compreende o Lago de Itaipu, comuniquem a Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, para que realizem a captura, a fim de pesquisarem sobre doenças como malária, febre amarela e raiva.

INDICAÇÃO N° 116/2021 – autoria vereador Sérgio Korb Bastos – Indica ao Executivo Municipal, a instalação de travessias elevadas na rua Boa Esperança (Bairro Vila Alta) e esquina entre as ruas Nelson Mandela e João Neotte.

INDICAÇÃO N° 117/2021 – autoria dos vereadores Tereza Camilo dos Santos, Cristiane Giangarelli e Claudemir Delfino da Silva – Indicam ao Executivo Municipal, a instalação de parques infantis nas localidades do Cruzeirinho, Parque Hortência, Jardim Guaíra e Praça Eurico Gaspar Dutra.

INDICAÇÃO N° 118/2021 – Tereza Camilo dos Santos e Cristiane Giangarelli – Indicam ao Executivo Municipal, análise sobre a viabilidade de aumento dos valores repassados à entidade Pestalozzi.

ÚNICA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO REQUERIMENTO N° 013/2021 – autoria do vereador Sergio Korb Bastos – Solicita ao Executivo Municipal, informações sobre o número de pessoas cadastradas através do Cartão Cidadão e a relação de quantas são portadoras de deficiência.

ORDEM DO DIA:

2ª E ÚLTIMA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 049/2021 –autoria da vereadora Cristiane Giangarelli – Dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de cartazes ilustrativos sobre o método hospitalar denominado “Abraço da Vida” (manobra Heimlich) e dá outras providências.

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

O projeto de lei visa levar ao conhecimento de toda a população, o método pré-hospitalar que salva vidas diante da asfixia, causa comum de mortes com o engasgo de alimentos ou objetos, provocando súbita queda de oxigenação.

2ª E ÚLTIMA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 050/2021 – Valberto Paixão da Silva – Institui no calendário de comemorações do Município de Guaíra, o mês de Prevenção e Combate a Incêndios Agosto Cinza.

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

O Programa de Prevenção a Queimada Agosto Cinza visa fomentar ações que assegurem o bem-estar e a segurança da população, estimulando palestras educativas nas escolas da rede municipal e privada, bem como, em associações de moradores e comunidades rurais, desenvolvendo ainda campanhas.

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

Arte: Osvaldo Barboza

Câmara Municipal


Guaíra