ENCONTRO DAS PROCURADORIAS DO PARANÁ AVANÇOU NA DISCUSSÃO DO EMPODERAMENTO FEMIININO

Procuradoria da Mulher - Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021


ENCONTRO DAS PROCURADORIAS DO PARANÁ AVANÇOU NA DISCUSSÃO DO EMPODERAMENTO FEMIININO Foi realizado hoje (26) pela manhã, no plenário da Câmara Municipal, o 1º Encontro Descentralizado das Procuradorias da Mulher do Paraná.

O evento organizado pela Procuradoria da Mulher de Guaíra, através da vereadora e Procuradora, Cristiane Giangarelli, contou com a participação da deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cristina Silvestri, da coordenadora da Procuradoria na ALEP, Alessandra Abraão, presidente da Casa, Tereza Camilo dos Santos, vereadores Givanildo Tirolti, Raufi Edson Franco, Karina Bach, José Cirineu, Sergio Korb e Mirele Cetto Leite, do prefeito Heraldo Trento, secretária Municipal de Assistência Social, Lígia Lumi Tsukamoto Suga, da ex-vereadora, Marlene Dallacosta (autora da lei que criou a procuradoria da Mulher na Câmara de Guaíra), além de vereadoras, procuradoras e assessoras de diversas Câmaras do Paraná.

O objetivo do evento, de acordo com a edil Cristiane, foi fortalecer as procuradorias já existentes no Estado, dividir experiência na esfera do Poder Legislativo, além de estimular a criação de novas, nas demais cidades paranaenses.

A deputada Cristina Silvestri ressaltou a importância da atuação da Procuradoria para a conquista de políticas públicas, e adiantou que a estruturação das Procuradorias em todo o Paraná, é uma meta que irá permitir intensificar ainda mais a defesa das mulheres e o combate à violência doméstica.

As procuradorias da Mulher são, primordialmente, órgãos de fiscalização e monitoramento de políticas públicas voltadas a combater a violência e a discriminação contra mulheres, além de atuarem na qualificação dos debates de gênero nos parlamentos, recebendo e encaminhando denúncias de agressão e discriminação aos órgãos competentes e incentivando a participação da mulher na política.

O Paraná possui, atualmente 64 procuradorias da mulher ativas. Entre todas as 26 unidades federativas, é o Estado brasileiro com mais em funcionamento. Dos 399 municípios paranaenses, 170 câmaras de vereadores já estão instalando procuradorias ou têm projetos em tramitação.

A programação contou com a participação do Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Guaíra, Dr. Matheus Pereira Franco, que falou sobre a A Rede de Proteção à Mulher, além da especialista em Direito das Mulheres, Alessandra Abraão, que tratou sobre A Lei 14.192/21 no Combate a Violência Política Contra a Mulher.

As procuradoras, vereadora Cristiane Giangarelli e a deputada Cristiana Silvestri, organizaram uma roda de conversa e debates entre as vereadoras e os palestrantes para dúvidas e exemplos práticos, e a Procuradoria da Câmara Municipal de Guaíra e Assembleia Legislativa do Paraná, ofereceram ainda, Informações, esclarecimentos para criação de novas procuradorias (Resolução de criação e Portaria de Nomeação).

Na oportunidade, a deputada fez a entrega de certificados às participantes.

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

Fotos: Osvaldo Barbosa

Câmara Municipal


Guaíra