Guaíra, quarta-feira, 28 de setembro de 2022 Telefone (44) 3642-9450

Educação - Domingo, 19 de Setembro de 2021

NA ORDEM DO DIA SERÁ VOTADO UM PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO MUNICIPAL

Amanhã, segunda-feira (20) a partir das 16 horas, a Câmara Municipal de Guaíra realizará a 28ª Sessão Ordinária do ano.

Transmissão ao vivo através das nossas mídias (Facebook, Youtube e Site) além da Rádio Costa Oeste.

Siga a leitura e saiba mais sobre a pauta:

LEITURA DAS MATÉRIAS INSCRITAS NO EXPEDIENTE:

MENSAGEM N° 036/2021 – Executivo Municipal – Encaminha o Projeto de Lei nº 045/2021 – que “dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022 e dá outras providências”.

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

A LDO é um planejamento que indica quanto e onde gastar o dinheiro público no período de um ano, com base no valor total arrecadado pelos impostos. O Poder Executivo é o autor da proposta, e o Poder Legislativo precisa transformá-la em lei.

PROJETO DE LEI N° 046/2021 – Mesa Diretiva revoga a Lei Municipal 2.161/2021, que concede aos servidores ativos e inativos da Câmara Municipal de Guaíra, a revisão geral anual de 4,52%, no valor real dos vencimentos e dos salários.

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisões do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que permitiram a revisão anual da remuneração dos servidores públicos durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19, até 31/12/2021. O relator julgou procedente a Reclamação (RCL) 48538, ajuizada pelo Município de Paranavaí (PR).

PROJETO DE LEI N° 044/2021 – Mesa Diretiva – Altera o Anexo II – Dos Cargos em Comissão, quanto às atribuições dos mesmos (lei 1653/2009 – cargos da Câmara Municipal).

EXPLICAÇÃO DO PROJETO:

Com o advento da Pandemia do Covid-19, as redes sociais e mídias digitais se transformaram no principal meio de comunicação entre população e vereadores que os representam. Assim, o assessoramento dos vereadores tem tomado grande proporção e relevância neste setor, sendo necessária a inclusão desta previsão de apoio do assessor legislativo através do departamento de imprensa.

Desta forma, a regulamentação das atribuições em lei, incluindo atividades relacionadas ao setor de imprensa, bem como setor jurídico, se faz necessária para trazer segurança jurídica e administrativa para o cargo, uma vez que, atualmente, o cargo de assessor legislativo tem atribuição exclusiva subordinada ao setor parlamentar.

OFÍCIOS DIVERSOS:

INDICAÇÃO N° 086/2021 – Givanildo José Tirolti – Indica ao Executivo Municipal, a instalação de uma travessia elevada na Rua Professor Jaime Rodrigues, localizada no bairro Jardim Guaíra.

INDICAÇÃO N° 087/2021 – Mirele Paula Cetto Leite – Indica ao Executivo Municipal, a regularização das numerações das construções no Município.

INDICAÇÃO N° 088/2021 – Karina Patrícia Bach – Indica ao Executivo Municipal, a instalação de um parque infantil, como também, de uma academia ao ar livre no Jardim Citypar.

INDICAÇÃO N° 089/2021 – Cristiane Giangarelli – Indica ao Executivo Municipal, pintura das faixas de estacionamento, e a implementação de um estacionamento exclusivo para motocicletas, na quadra entre o posto de gasolina Idasa e Casa Primavera, na Avenida Mate Laranjeira.

INDICAÇÃO N° 090/2021 – Karina Patrícia Bach – Indica ao Executivo Municipal, a distribuição de tatame, kimonos e faixas, com o objetivo de atender o projeto voluntário de aulas de karatê, que está sendo realizado no salão comunitário do bairro Parque do Lago.

INDICAÇÃO N° 091/2021 – Tereza Camilo dos Santos – Indica ao Executivo Municipal, o recapeamento asfáltico nk trajeto que liga a Praça Castelo Branco até a Vila Eletrosul.

INDICAÇÃO Nº 092/2021 - Tereza Camilo dos Santos - Indica ao Executivo Municipal, homenagem póstuma através de denominação de rua, ao pioneiro e ex-funcionário da Cia. Mate Laranjeira, Leonardo Flores.

ORDEM DO DIA:

LEITURA DO PARECER N°42/2021 – Comissão de Constituição, Legislação e Justiça – favorável ao Projeto de Lei n° 042/2021.

LEITURA DO PARECER N° 018/2021 – Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização - favorável ao Projeto de Lei n° 042/2021.

1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI N° 042/2021 – Executivo Municipal– revoga a Lei Municipal nº 2.160 de 22.01.2021 e dá outras providências.

Da Assessoria/Adriane Schirmann

#camaramunicipaldeguaira #sessaoordinaria #projetodelei #indicações #legislativomunicipal

Portal atualizado em: 27/09/2022 14:06:56