Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Presidente do Legislativo faz balanço do 1º Semestre da Câmara em 2011
 
11/07/2011
[caption id="attachment_5259" align="alignleft" width="300" caption="Almir Bueno (PT), presidente do Legislativo destaca 1º Semestre de 2011 da Câmara como positivo para todos os guairenses"][/caption] Almir Bueno (PT), presidente do Poder Legislativo apresenta balanço das ações do primeiro Semestre de 2011 com diversos assuntos deliberados pelos nove vereadores da Câmara Municipal de Guaíra. O plenário se reuniu em 19 Sessões Ordinárias, 11 Extraordinárias, 01 Especial e 02 Solenes. A Câmara Itinerante realizou 04 edições e a Câmara Mirim promoveu também 04 Sessões. A sociedade como um todo pôde acompanhar as ações do Legislativo através da transmissão ao vivo das Sessões Ordinárias pela Rádio AM Guaíra e retransmissão da Câmara Mirim. Nos dias seguintes às Sessões Ordinárias foram apresentados o resumo das sessões nas rádios Interativa FM às 07h30 e AM Guaíra às 11h. As Sessões da Câmara Itinerante tiveram cobertura jornalística pela Rádio Guaíra AM 1460. O plenário apresentou 69 indicações, 35 requerimentos e análise de 30 projetos. Desse total, os vereadores deliberaram pela aprovação de 21 projetos, uma rejeição, e outros oito projetos de lei, estão em avaliação pelas comissões permanentes da Casa. “Foi um semestre produtivo para todos os guairenses. Votamos o Projeto de Resolução Nº002/2011 que institui comissão especial de estudos para revisão e atualização da Lei Orgânica do município e revisão e atualização do Regimento Interno da Casa; Projeto de Lei Nº009/2011 sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias; Projeto de Lei Nº079/2011 sobre a permuta dos terrenos da Marinha do Brasil e do município de Guaíra, e entre outros o projeto de Lei Complementar  Nº001/2011 que institui o Órgão Eletrônico para as publicações oficiais” declara Almir Bueno. Como guardiã do município a Câmara promoveu e recebeu seis Audiências Públicas. A Comissão de Educação, Saúde e Assistência realizou duas. A Comissão de Finanças e Orçamentos promoveu três e a Comissão de Legislação Justiça e Redação Final relativo ao Projeto de Lei Nº079/2011 sobre a permuta de Imóvel do município com a Marinha do Brasil. Além das Audiências Públicas a comunidade também participou de três Reuniões Técnicas de trabalho. O Legislativo promoveu reuniões com os órgãos do Executivo como secretários, coordenadores e demais responsáveis por projetos e ações voltados ao município.     Homenagens

A Câmara também prestou homenagens. Três moções de Aplausos e Reconhecimentos e um Título de Cidadão Honorário foram entregues. Moção Nº001/2011, aos pioneiros e idealizadores da Festa das Nações, representados pela I Comissão Organizadora por sua dedicação e contribuição para o início da festa, até hoje o principal evento da cidade de Guaíra. “Ressaltamos que a iniciativa desses pioneiros veio para beneficiar entidades do município, ato que merece consideração de toda população”, enfatiza Almir Bueno. 

A moção Nº002/2011 foi destinada à Copa Brasil de Torcedores de Guaíra representada por Décio Prati  que tem organizado os campeonatos de futebol suíço que reúnem jogadores com mais de 35 anos para momentos de integração entre os apaixonados pelo futebol amador do município. “por estes 16 anos de história, a Câmara Municipal de Guaíra vem através desta moção, manifestar publicamente o seu respeito, admiração e reconhecimento”.

A moção Nº003/2011, por fim, foi entregue em comemoração aos 100 anos da Igreja Assembleia de Deus no Brasil e 56 anos em Guaíra. “ A instituição presta serviços religiosos e sociais, muitas famílias, ao longo dos anos tem recebido apoio da Igreja em momentos difíceis nas questões espirituais e também sociais. A Câmara reconhece sua atuação em nosso município”, conclui Almir, autor das três moções com apoio de todos os vereadores.

O Título de Cidadão Honorário foi para o Sr Osvaldino da Silveira, uma proposição do vereador Guilherme Vanin Rodrigues que originou o Decreto Legislativo Nº014/2011.

Melhorias Administrativas Neste semestre houve inúmeras ações administrativas que melhoraram os atendimentos interno e externo da Câmara: mudança de acesso à recepção da Casa; reestruturação do Plenário; reestruturação nos departamentos e a criação do painel da transparência fixo e digital. Outras melhorias foram: a colocação do Mural no rol de entrada do plenário bem como os atos oficiais dando maior transparência e acesso do público às informações do Legislativo, atas das sessões em mural interno e via site; capacitação dos servidores bem como aproximação do Poder Legislativo com as instituições do município através de participações em sessões ordinárias da Câmara. Os vereadores Mirins também receberam capacitação e qualificação para suas funções. Nas Sessões da Câmara Itinerante foi implantada a "Caixa de Sugestão". Dessa forma os participantes que não conseguiram se inscrever para Uso da Palavra nas Sessões, devido a grande quantidade de inscritos, usa o recurso da caixa para expor suas opiniões e reivindicações ao Legislativo e Executivo. Metas para o 2º Semestre Para o 2º Semestre de 2011 estão previstos mudanças importantes. Como metas principais estão revisão e atualização da Lei Orgânica do município e Regimento Interno da Câmara,  conclusão da construção da nova sede da Câmara, ampliação das Reuniões Técnicas de trabalho com a participação da população, eleição da Câmara Mirim e implantação do Ponto Biométrico aos servidores da Casa.  “ Queremos uma maior participação da comunidade no Legislativo e acompanhamento dos serviços prestados pelo Executivo”, salienta Almir Bueno que comemora os ótimos resultados do 1º Semestre do ano.
 
 Outras Notícias
» CÂMARA REALIZARÁ A 20ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2018
» DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS FOI NOVAMENTE TEMA DE DEBATE NA CÂMARA MUNICIPAL
» VEREADORA LÍGIA LUMI SUGA É ELEITA NOVA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
» SEGUNDA-FEIRA (10) A CÂMARA MUNICIPAL ESCOLHERÁ SUA MESA DIRETIVA 2019
» SANEPAR RESPONDE OFÍCIO DOS VEREADORES DENUNCIANDO IRREGULARIDADES
» NA SEGUNDA-FEIRA (10), CÂMARA MUNICIPAL REALIZARÁ AS ÚLTIMAS SESSÕES DE 2018
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 14/12/2018 16:10:25

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais