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A OUVIDORIA DO LEGISLATIVO NÃO SE LIMITA APENAS A OUVIR A POPULAÇÃO, MAS VAI EM BUSCA DE RESPOSTAS
 
06/07/2018

Criada para ser um instrumento democrático de controle e avaliação, que permite acompanhar, sugerir e comentar a atuação política dos representantes do povo, contribuindo para a construção e fortalecimento da democracia, com ética e transparência, a Câmara Municipal de Guaíra, também conta com uma OUVIDORIA, buscando ampliar o diálogo com a sociedade e fornecer um canal sério, com total garantia de que as manifestações da população não fiquem sem resposta.

 

Prova disso, no dia 22 de maio deste ano, a Ouvidoria do Legislativo recebeu uma denúncia anônima, citando descontos nos salários de alguns servidores municipais, referente as horas não trabalhadas e horas extras não pagas pelo Executivo.

 

A Ouvidoria recebeu e analisou a denúncia e encaminhou ao presidente do Legislativo, vereador Carlos Magno Paredes Czerwonka, que incumbiu a Comissão Permanente de Constituição, Legislação e Justiça, através dos vereadores Lígia Lumi Suga (Presidente), João Batista Ilhéus (Relator) e Agnaldo da Silva Tadeu (Secretário), para que averiguassem e comprovassem os fatos. Assim, os vereadores integrantes da Comissão estiveram reunidos com a Secretária de Administração do Executivo, Mariana Cândido, expondo a denúncia e buscando explicações, bem como, estiveram pessoalmente pesquisando junto ao departamento responsável, os procedimentos realizados em situações de atraso, ponto facultativo com reposição de horas, faltas, justificativas, entre outros.

Conforme a vereadora Lígia Lumi Suga, os vereadores conheceram o trabalho do Executivo nesse sentido e entenderam a vontade do município em fazer o possível para controlar adequadamente o expediente de todos os funcionários nos atrasos, bem como, as faltas, justificativas, reposições e o compromisso em respeitar toda uma legislação vigente para tal funcionamento.

 

A Ouvidoria respondeu a denúncia ao anônimo, que acompanhou todo o andamento através de um número de protocolo. Assim, queremos mostrar que a Ouvidoria, embora não resolva os problemas dos cidadãos, é um instrumento de interlocução, que facilita o contato da sociedade com os Poderes Legislativo e Executivo. Com isso, queremos mostrar também, que o Legislativo não se limita apenas a ouvir a população, mas vai em busca de respostas.

 

Da Assessoria/ Adriane Schirmann 

 

 
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