Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Câmara recebeu as lixeiras criativas dos servidores do Departamento de Meio Ambiente
 
08/06/2018

Ontem (07), o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Magno Paredes Czerwonka e a vereadora Lígia Lumi Suga, receberam a visita dos servidores do Departamento de Meio Ambiente, Aline Priscila de Souza e Luiz Vieira, que vieram presentear o Legislativo com as lixeiras criativas, que foram confeccionadas por eles, com um formato diferente, para chamar a atenção das pessoas para o descarte correto de pilhas e bitucas de cigarro.

Quanto as pilhas e baterias, todos sabem que o descarte precisa ser correto, pois pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água, até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.

Mas a preocupação se estendeu também para o esporte mais praticado entre os fumantes, que é o lançamento de bituca em qualquer lugar, que além de inconveniente, contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, o que prejudica o solo, contamina rios e córregos e entope tubulações e bueiros, sendo um dos fatores que causa as enchentes.

Segundo pesquisas, cinco trilhões de bitucas se tornam lixo todo ano e a maioria delas foi feita com filtros sintéticos, que são resistentes à degradação. O tempo de decomposição de uma bituca descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se jogado no asfalto. 

Os coletores ambientais para pilhas e bitucas estão sendo entregues em locais com maior movimentação de pessoas no município. Conforme a servidora Aline, os milhares de cigarros que todos esperam que sejam depositados de forma correta, serão coletados e levados ao aterro sanitário, e não ficarão mais acumulados nas calçadas e ruas. Já as pilhas e baterias, serão destinadas aos catadores, que repassarão para uma empresa especializada na reciclagem.

A reciclagem de bitucas existe, mas ainda não é muito comum no Brasil. Mas a boa notícia, é que há diferentes processos de retirada de elementos químicos das bitucas, para transformá-las em matéria-prima para indústrias siderúrgica, cimenteira, de plástico, de papel, de adubo e até de fibras naturais. O que importa, é que o primeiro passo já está sendo dado e as lixeiras criativas estão aprovadas e já estão sendo usadas por funcionários e visitantes.

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» CÂMARA REJEITOU POR UNANIMIDADE O PROJETO DO EXECUTIVO PARA A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE PENAL EM GUAÍRA
» NA SEGUNDA-FEIRA (19) CÂMARA REALIZARÁ A 35ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR AGNALD0 DA SILVA TADEU NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA ELZA ROMODA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DA VEREADOR LUMI SUGA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DA VEREADOR MARLENE DALLACOSTA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/11/2018 10:48:09

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais