Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Integrantes da Ágape dão as boas-vindas ao presidente da Câmara Carlos Czerwonka
 
09/01/2018

Por: Adriane Schirmann

Na tarde de ontem (08), o presidente da Câmara Municipal de Guaíra, Carlos Magno Paredes Czerwonka, recebeu representantes da Associação Guairense de Pessoas com Deficiência Vida Nova - Ágape, que foram dar as boas-vindas ao vereador, e falar sobre os trabalhos da Associação em nosso município. 
Conforme o atual presidente da Ágape, Sergio Korb Bastos, o intuito da Associação é buscar e promover os direitos das pessoas com deficiência. “O trabalho não é fácil, mas com perseverança seguimos atuantes, com representantes em 90% dos conselhos municipais, e inseridos no Comitê Gestor Municipal do Plano Viver Sem Limites, do governo federal. Assim, também levamos o nome da nossa cidade, como membro titular, no Conselho das Cidades do Paraná, destacou”. A Ágape comemora no próximo dia 30, sete anos de criação.

Durante a conversa, os integrantes da diretoria da Ágape, Sérgio Korb Bastos, Lucas Rafacho e Nando Honorato, comentaram sobre a importância da acessibilidade, que ainda caminha em passos lentos, mas eles acreditam que diante de tanta informação, campanhas e principalmente da Lei, o direito de transitar sem obstáculos será uma breve realidade. Lucas comentou que a Associação está desenvolvendo um “selo de acessibilidade” para o comércio local. “Os comerciantes que receberem o selo, são os que oferecem o direito de acessibilidade, e isso merece ser destacado, pois também somos consumidores”, explicou. Com essa iniciativa, eles acreditam que os exemplos irão se arrastar, e que todos buscarão se adequar às normas. A Ágape já conta com aproximadamente 300 cadeirantes associados.

O presidente do Legislativo, Carlos Czerwonka, que sempre apoiou a Ágape, se colocou à disposição da Associação, e quis a opinião deles sobre a acessibilidade da Casa de Lei, oferecendo também um espaço durante a sessão da Câmara, para que eles possam falar à população em geral, sobre o nobre trabalho que vêm sendo realizado nesses anos.

A Ágape possui uma casa de apoio, localizada à Rua Monjoli, 952, em Guaíra, que atende em média oitenta pacientes por semana, entre pessoas com deficiência e familiares, realizando seções de Fisioterapia e consultas com Clinico Geral e Fonoaudióloga. Uma vez por semana, eles recebem uma equipe de Enfermagem, que leva orientações sobre os cuidados necessários com as pessoas com deficiência. A Associação conta ainda com uma Van para o transporte de pacientes à casa de apoio, totalmente adaptada e com elevador automático.

Uma dica importante, vinda dos próprios integrantes da Ágape, é que ao providenciar a acessibilidade, as pessoas busquem fazer de forma correta, conforme as normas da ABNT- NBR 9050, de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, porque há muitas rampas e acessos, que na verdade não são acessíveis, e só quem controla uma cadeira, sabe o quanto é difícil se locomover.


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» CÂMARA ACATA RECOMENDAÇÃO E ENVIA RESPOSTA E DOCUMENTOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO
» PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PRESTA ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
» A OUVIDORIA DO LEGISLATIVO NÃO SE LIMITA APENAS A OUVIR A POPULAÇÃO, MAS VAI EM BUSCA DE RESPOSTAS
» ANO COMEÇOU COM AVANÇOS DE ACORDO COM O LEVANTAMENTO
» PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA ACONTECERÁ SEGUNDA-FEIRA, 6 DE AGOSTO
» PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE E SEGUE PARA SANÇÃO PELO PODER EXECUTIVO
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 21/07/2018 12:09:57

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais