Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
"Principal entrave é falta de recurso"
 
17/10/2013

O vereador Almir Bueno deixa seus cumprimentos a toda comunidade católica e seus devotos de Nossa Senhora Aparecida pela passagem do dia 12, dia da padroeira, e também fala da dedicação de todas as diretorias das comunidades da Igreja Aparecida. Em alusão ao dia das crianças, Almir lembra seu compromisso (e dos demais vereadores, junto com o Executivo) em garantir todos os direitos das crianças e adolescentes, principalmente às de baixa renda. Uma das ações nesse sentido é o trabalho para o retorno do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que só deve acontecer em 2014, para auxiliar crianças em vulnerabilidade social. Ele também parabeniza e expressa seu carinho, apoio, gratidão e respeito a todos os professores da rede pública e particular, pela passagem do seu dia.

Almir se mostra solidário à opinião do vereador Sandro de que os convites do Executivo devam chegar com mais antecedência. Ele lembra que agora essa é a luta, mas na gestão anterior a luta era para receber os convites. Para exemplificar, ele afirma ter sido convidado apenas esse ano (em seu segundo mandato) para o jantar em alusão ao dia do professor.

Em apoio à campanha do Outubro Rosa, Almir convida a população a participar da caminhada a ser realizada no dia 17, às 8 e 30 da manhã, saindo da praça João XXIII. E também do café colonial, no dia 20, às 16 horas, no Buffet Neotte, que será direcionado a homens e mulheres. O convite está sendo vendido em alguns comércios e os fundos angariados serão para ajudar a ONG Amigas do Peito a desenvolver seus trabalhos de prevenção ao câncer e apoio às mulheres já diagnosticadas.

Almir fala sobre a aprovação do Plano Diretor na última semana, em sessão extraordinária, e afirma o compromisso dessa gestão em resolver algumas pendências, como era o caso do Plano Diretor. Essa aprovação será muito útil não apenas ao poder público para execução de seus projetos, mas também ao setor privado que poderá fazer mais investimentos no município.

Entre as outras pendências ainda existentes no município, o vereador cita as Marinas, utilizadas apenas uma vez ao ano, em especial a parte dos pavilhões. Ele ressalta a necessidade de destinação daquele local para ampliar seu uso. Também fala sobre o Fundo de Vale, que já está destinado a receber o Samu, a UPA e futuramente o Corpo de Bombeiros Militar. Sobre o frigorífico de peixes, Almir volta a enfatizar que ele está prestes a iniciar seus trabalhos, com a criação da coordenadoria, realização de cursos, apoiando assim os pescadores.

Ainda sobre pendências anteriores, Almir cita a cobertura da feira que está sedo finalizada, com o processo de aquisição das barracas aos feirantes; a finalização da obra da beira-córrego, que corta o Fundo de Vale e segue até a Vila Santa Paula, conectando-a ao bairro Jardim Zeballos e demais bairros do entorno.

Sobre as últimas conquistas do município, o vereador fala sobre a entrega do Odontomóvel, adquirido através de emenda do deputado federal André Vargas e que deve estar disponível no prazo máximo de 30 dias para as comunidades rurais e escolas para os trabalhos de tratamento e prevenção. Outra conquista é a escavadeira hidráulica, através de emenda do deputado federal Zeca Dirceu, no valor de 206 mil reais. O vereador esteve no aterro sanitário acompanhando os trabalhos da escavadeira.

O vereador ressalta a ausência de recursos do governo estadual para Guaíra, que ele credita a jogo político, já que outras cidades da região oeste têm recebido recursos para estradas rurais ou pavimentação urbana, por exemplo.

O projeto de lei 48/2013, de sua autoria, foi votado e aprovado em primeira votação, por isso Almir agradece aos vereadores em nome da associação dos catadores. Com a aprovação do projeto, a associação terá a possibilidade de receber incentivos do poder público para desenvolver suas atividades. O vereador lembra que todo projeto não é algo pessoal, mas beneficia a terceiros, é de interesse público.

Para evitar a polêmica sobre a emenda que propôs, Almir pede à mesa diretiva que consulte a possibilidade de acrescentar o nome dos demais vereadores interessados na emenda. Mas o vereador questiona tanta polêmica, uma vez que a emenda sugere uma mudança simples na lei orgânica, que é passar a utilidade pública para uma lei complementar e não mais ordinária. Uma mudança basicamente burocrática, que Almir não entende ser motivo para polêmica.

Almir ressalta que os vereadores devem defender suas posturas políticas, mas discorda da atitude de alguns vereadores, embora afirme que sempre respeitará essas atitudes por se tratarem de um direito de cada vereador. Ele é categórico ao afirmar que a Câmara é um poder político e pede que os vereadores não tentem dissimular isso, enganando a população ao afirmar que só votam no que é a favor da população e não votam no que não a beneficia. O interesse é sempre coletivo, mas ele é defendido a partir de posicionamentos políticos, expressos nos pronunciamentos e nas votações. Apesar disso, Almir afirma a necessidade de respeito por parte de todos os vereadores.

Sobre as cobranças ao atual governo municipal, Almir lembra que os recursos financeiros são o principal entrave, como no caso da estrada para o distrito de Oliveira Castro, através da estrada do Cruzeirinho e da Faixinha, uma obra que é orçada em 5 milhões. O vereador informa o esforço do prefeito, que está em Brasília nessa semana, em fazer e levar projetos para tentar angariar verbas federais (uma vez que o estado tem sido omisso) para executar as obras necessárias com a máxima urgência.

 DSC_0722 (Copy)

 
 Outras Notícias
» PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PRESTA ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
» A OUVIDORIA DO LEGISLATIVO NÃO SE LIMITA APENAS A OUVIR A POPULAÇÃO, MAS VAI EM BUSCA DE RESPOSTAS
» ANO COMEÇOU COM AVANÇOS DE ACORDO COM O LEVANTAMENTO
» PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA ACONTECERÁ SEGUNDA-FEIRA, 6 DE AGOSTO
» PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE E SEGUE PARA SANÇÃO PELO PODER EXECUTIVO
» SERGINHO DESTACOU COM ORGULHO A EQUIPE GUAIRENSE DE FUTSAL
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/07/2018 15:45:21

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais