Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
O Presidente da Câmara Municipal esteve representando o Legislativo na Formatura em comemoração ao 69º aniversário da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada
 
30/01/2018

Por: Adriane Schirmann

 

A convite da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada de Guaíra “Sentinelas da Fronteira”, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Magno Paredes Czerwonka esteve representando o Legislativo Municipal, na formatura de comemoração do 69º aniversário da Subunidade, junto com diversas outras autoridades municipais.

 

Na oportunidade, o General de Brigada, Marcos de Sá Affonso da Costa, comandante da 15ª Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel, falou sobre o belo trabalho da nossa Companhia, bem como, da missão do Exército Brasileiro, destacando que Guaíra conta com os boinas pretas (soldados que fazem parte de uma tropa blindada) e que estão prontos para cumprir sua missão constitucional, com base em valores morais.

 

O Pelotão Arueira, formado por militares do quadro de reserva do Exército, também prestigiou o evento em posição de destaque. A formatura terminou com a apresentação da banda da 15ª Companhia de Infantaria e logo após, foi servido um coquetel em homenagem aos convidados.

 

A história da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada

 

A história da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada começou em 13 de janeiro de 1947, quando o Boletim Interno do 1º Batalhão de Fronteira (sediado em Foz do Iguaçu), publicou a ordem para organização de sua 3ª Companhia, com futuro deslocamento à região de Guaíra.

 

Em 1º de fevereiro de 1947, o destacamento precursor, composto de 29 militares, sob o Comando do Capitão Ubirajara Brandão, desembarcou em Guaíra. O Pelotão tinha a missão de demarcar a área e preparar o terreno do novo aquartelamento, além de construir as suas instalações iniciais.

 

Em apenas dois anos, precisamente em 1º fevereiro de 1949, a Organização Militar realizou a primeira incorporação dos novos soldados da fronteira. Na mesma data, a 3ª Companhia foi desvinculada do 1º B Fron, passando a denominar-se 5ª Companhia de Fronteira.

 

Em 2 de fevereiro de 1990, foi denominada 3ª/34º BI Mtz, para preservar a ligação histórica com o então 1º B Fron (atual 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado), mantendo a autonomia administrativa. Finalmente, em 2010, recebeu a denominação de 15ª Cia Inf Mtz.

 

Localizada às margens do Rio Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul e fronteira com o Paraguai, a 15ª Cia Inf Mtz, tem sido guardiã das tradições da Infantaria brasileira neste rincão. Subordinada diretamente à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada é a fiel representante do Exército Brasileiro, como sentinela das nossas fronteiras. Além de preservar o valoroso legado, prossegue vibrante na sua valorosa missão, servindo como importante fator de Integração Nacional por intermédio de sua atuação e da ação conjunta com as diversas agências de segurança e órgão governamentais. (Informações Assessoria Exército)

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadores votarão o Projeto de Decreto Legislativo referente ao Projeto de Lei Nº 005/2018 do Executivo
»  A população guairense está convidada para audiência pública no próximo dia 29
» Câmara aprovou ontem (17) na 8ª sessão extraordinária o Projeto do Executivo referente ao contrato do Ciscopar
» Câmara Municipal realizou ontem (17) a 2ª Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização
» Serginho anunciou a licitação da obra da Supercreche na Vila Alta
» Sandro quer mais explicações da Sanepar e da Associação dos Catadores de Reciclagem
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 21/05/2018 19:53:00

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais