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Sociedade cobra contorno viário de Guaíra
 
29/06/2010
[caption id="attachment_1150" align="alignleft" width="300" caption="A Câmara promoveu uma reunião para discutir o contorno de acesso a ponte Ayrton Senna."]A Câmara promoveu uma reunião para discutir o contorno de acesso a ponte Ayrton Senna.[/caption] Através de uma iniciativa do Legislativo Municipal, a sociedade de Guaíra se reuniu na manhã desta terça-feira (29) no plenário da Câmara, com o engenheiro Sérgio Ferrari e o gerente técnico do DER em Maringá, Heitor Dutra da Silva Filho, que vieram explanar sobre o projeto do contorno viário e recuperação da iluminação da Ponte Ayrton Senna. O encontro também contou com a participação de representantes do Executivo e Associação Comercial de Guaíra. Heitor Dutra, responsável pela elaboração do projeto, afirmou que a proposta inicial era a de construir 3,5 quilômetros de rodovia, que interligaria a BR 272 até a cabeceira da ponte Ayrton Senna, desviando do centro da cidade, todo o tráfego pesado de veículos que passam diariamente em direção ao Mato Grosso do Sul e Paraguai. Segundo Dutra, o custo seria de R$ 7,8 milhões. A obra chegou a constar nos planos do Governo do Estado, inclusive foi objeto de concorrência, mas a licitação foi indeferida em 19 de novembro de 2008. Informações colhidas junto ao DER, explicam que o Governo do Estado desistiu do contorno devido ao seu alto custo. “Não é que ele seja um projeto caro, é que ele possui algumas particularidades, tais como a remoção do banhado e reposição com areia, construção de drenos, viadutos, rotatórias e uma grande distância da pedreira comercial que deixaria a obra com um preço elevado”, justificou Heitor Dutra. O contorno viário de Guaíra chegou a ser cogitado em 2004, mas uma frente apoiada pela associação comercial, fez oposição ao projeto, já que muitos comerciantes estabelecidos à beira da rodovia eram contrários e alegavam que a obra traria prejuízo. Atualmente com o grande fluxo de turistas que se deslocam ao Paraguai, principalmente nos finais de semana e feriado, mudou o pensamento da população guairense, que enfrenta um transtorno muito grande com as filas que se formam nas ruas Osvaldo Cruz e Almirante Tamandaré, vias de acesso a ponte Ayrton Senna. Nei José Neotte, vice-presidente da Associação Comercial de Guaíra, ressaltou durante a reunião que a classe empresarial quer discutir o assunto. “O obra é de suma importância para o desenvolvimento de Guaíra, mas precisamos analisar o impacto econômico que trará principalmente para os comerciantes que estão instalados à beira da rodovia”, destacou Neotte. Se for construído, o contorno de Guaíra passará por dentro da Vila Jeanete, uma comunidade com aproximadamente 50 famílias. A questão social foi lembrada por Valter Blaun, servidor de carreira do município que representou o prefeito Manoel Kuba. “É público e notório que o acesso é inevitável, mas temos que verificar a questão das famílias que serão desalojadas para a construção da obra, temos que garantir que essas famílias recebam as suas indenizações de forma correta”, lembrou. Valter ainda chamou a atenção para a necessidade de se pensar na interligação do contorno ao projeto de Terminal Intermodal que está sendo desenvolvido em Guairá. Indagado sobre a existência de recursos para o contorno viário de Guaíra, o engenheiro Heitor Dutra não soube responder. O vereador Almir Bueno (PT) detalhou que a Câmara de Guaíra já esteve em contato com o Governo do Estado para saber se existia recursos para a obra. Segundo Almir, em 2005, época do fechamento do pedágio da Ponte Ayton Senna, existiam em caixa mais de R$ 30 milhões. Em 2009, com os juros, o valor foi ampliado para R$ 37 milhões, mas segundo o vereador, em contato verbal mantido com o DER, existem hoje cerca de R$ 15 milhões em caixa, já que uma parte dos recursos foi utilizada para executar obras em rodovias do Paraná. “Nós temos que agir o mais rápido possível antes que Guaíra perca parte desse recurso”, lembrou o presidente da Câmara de Vereadores, valberto (Beto) Paixão da Silva (PR), que pediu mais união da sociedade guairense. “Nós precisamos nos unir para cobrar mais investimentos para o nosso município”, destacou. A reunião terminou com a criação de uma comissão, com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Associação Comercial, que terá a responsabilidade de dialogar com as autoridades estaduais, a fim de incluir a construção do contorno viário de Guaíra na LDO de 2011 do Governo do Estado. Caso a obra seja autorizada, o projeto prevê que a construção levará em torno de 16 meses para ser concluída. [caption id="attachment_1158" align="alignnone" width="150" caption="Almir Bueno, vice-presidente da Câmara."]Vereador Almir Bueno.[/caption] [caption id="attachment_1152" align="alignleft" width="150" caption="Classe organizada de Guaíra ouviu Heitor Dutra do DER."]Classe organizada de Guaíra ouviu Heitor Dutra do DER.[/caption] [caption id="attachment_1153" align="alignleft" width="150" caption="Nei José Neotte, vice-presidente da Aciag."]Nei José Neotte, vice-presidente da Aciag.[/caption] [caption id="attachment_1155" align="alignleft" width="150" caption="Valberto (Beto) Paixão, presidente da Câmara."]Valberto (Beto) Paixão, presidente da Câmara.[/caption] [caption id="attachment_1156" align="alignleft" width="150" caption="Valter Blaun, representou o prefeito Manoel Kuba."]Valter Blaun, representou o prefeito Manoel Kuba.[/caption]
 
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