Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Prefeito e Presidente da Câmara reivindicam investimentos em segurança
 
19/12/2013
Com o chefe da 5ª Seção de Estado-Maior da PMPR, Tenente Coronel Nelson Argentino Soares Júnior

O prefeito Fabian Persi Vendruscolo e a presidente da Câmara vereadora Tereza Camilo dos Santos estiveram nessa semana (segunda e terça-feira, dias 16 e 17) em Curitiba para reivindicar maiores investimentos e avaliar as condições de atuação das Polícias Civil e Militar em Guaíra. O assunto segurança pública já tem sido objeto de ofícios do Executivo e requerimentos pelo Legislativo ao longo de 2013, mas diante da comoção social causada pelo falecimento do empresário Eliaurio Caovilla, os líderes do Executivo e Legislativo já no último dia 10 agendaram, através do deputado estadual Élio Lino Rusch, a programação de audiências.

Através do ofício 1066/2013, foi protocolado sob n.o 13.031.237-3, um dossiê contendo um histórico das leis e escrituras públicas de doação e concessão de uso de bens imóveis e móveis pelo Município e que aguardam a contrapartida pelo Estado. O dossiê também continha cópia de estatística de ocorrências policiais em 2013, notícias dos jornais e sites locais sobre o assunto segurança e, sobretudo, as manifestações ocorridas nos dias 09 e 10 desse mês, e o ofício 26/2013, elaborado pela ACIAG.

O prefeito Fabian e a vereadora Tereza, acompanhados pelo deputado estadual Elio Rusch, que organizou a agenda na capital, se reuniram na tarde do dia 16 com o secretário de segurança Cid Vasquez. O secretário se mostrou conhecedor da situação local, pois começou sua carreira no Ministério Público Estadual na comarca de Marechal Cândido Rondon, e disposto ao diálogo, expondo as graves limitações do Estado e se comprometendo a estudar medidas que possam ser implantadas para melhorar as condições de segurança no município. Essas medidas deverão ser anunciadas já em janeiro de 2014.

Entre as medidas planejadas para 2014 pelo Estado, o secretário abordou a construção da Cadeia Pública e Centro Social do Semi Aberto (que serão construídas através da SEJU/PR), a implantação da Companhia do 19º BPFron em Guaíra, que se planeja para até fevereiro de 2014, e a previsão da construção da nova sede da 13ª Delegacia Regional da Polícia Civil, no modelo Delegacia Cidadã, para o próximo ano. O secretário se comprometeu a estudar a viabilidade de incluir a construção da nova sede do Pelotão da PM e do pátio de veículos apreendidos no terreno doado pelo Município em 2007 e renovado em 2013 (matrícula 13.211 com aproximadamente 9000 m2). Em relação às obras previstas, o secretário designou o capitão Ivan Ricardo Fernandes, responsável pelo setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública, para interagir com o Município.

A pedido do secretário Cid Vasques foram agendadas duas reuniões de trabalho, uma na Divisão Policial do Interior – DPI e outra no Quartel do Comando Geral pelo chefe da 5ª Seção de Estado-Maior da PMPR. Na primeira reunião, com o delegado de polícia Rogério Antônio Lopes, chefe da Divisão Policial do Interior, se discutiu a situação operacional da Polícia Civil em Guaíra. Na segunda reunião, o prefeito e a vereadora foram recebidos no Quartel do Comando Geral pelo chefe da 5ª Seção de Estado-Maior da PMPR, Tenente Coronel Nelson Argentino Soares Júnior, em nome do subcomandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos. Na oportunidade, eles discutiram a situação operacional e a forma de atuação da Polícia Militar em Guaíra.

Em relação às medidas de aumento de efetivo nas representações locais das Polícias Militar e Civil, o secretário Cid Vasquez foi prudente em reconhecer as limitações de pessoal do Estado, lembrando que há municípios sem nenhum delegado atualmente, mas ressaltou que considerando o efetivo em treinamento recentemente convocados, fará esforços para ampliar o efetivo, o que irá ocorrer no âmbito do BPFRON, com a instalação da Companhia local.

Fabian e Tereza alertaram as autoridades que a população se encontra impaciente com os crimes urbanos e com a insegurança existente, e recomendaram a todos que tomem medidas concretas e imediatas. Eles também se comprometeram com o secretário a implantar o GGIM – Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Municipal, para a gestão e acompanhamento contínuos da realidade local de segurança.

[gallery ids="14918,14919,14915,14912,14913,14914,14916,14917"]
 
 Galeria de Fotos
Com o chefe da 5ª Seção de Estado-Maior da PMPR, Tenente Coronel Nelson Argentino Soares Júnior Com o delegado de polícia Rogério Antônio Lopes, chefe da Divisão Policial do Interior Prefeito Fabian, vereadora Tereza e o capitão Ivan Ricardo Fernandes, responsável pelo setor de Engenharia da Secretaria da Segurança Pública Prefeito Fabian, vereadora Tereza, deputado Elio Rusch, secretário de segurança Cid Vasquez e o capitão Ivan Ricardo Fernandes Prefeito Fabian, vereadora Tereza e o deputado Elio Rusch em audiência com o secretário de segurança Cid Vasquez
 
 Outras Notícias
» PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PRESTA ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO
» A OUVIDORIA DO LEGISLATIVO NÃO SE LIMITA APENAS A OUVIR A POPULAÇÃO, MAS VAI EM BUSCA DE RESPOSTAS
» ANO COMEÇOU COM AVANÇOS DE ACORDO COM O LEVANTAMENTO
» PRÓXIMA SESSÃO ORDINÁRIA ACONTECERÁ SEGUNDA-FEIRA, 6 DE AGOSTO
» PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE E SEGUE PARA SANÇÃO PELO PODER EXECUTIVO
» SERGINHO DESTACOU COM ORGULHO A EQUIPE GUAIRENSE DE FUTSAL
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/07/2018 15:45:21

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais