Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
O DIA 24 DE JUNHO SERÁ COMEMORADO COMO "DIA NACIONAL DO POLICIAL E DO BOMBEIRO MILITAR"
 
23/06/2017

 

O edil Calos Magno Paredes Czerwonka iniciou seu trabalho durante a 18ª sessão ordinária falando que todos têm conhecimento de que ele é um policial militar, e está na reserva remunerada desde o mês de janeiro de 2017 por necessidade da lei, porém muitos não sabem que até o momento não havia uma data especial para que pudesse comemorar o dia dos policiais e dos militares bombeiros. Carlos disse que essa profissão muitas vezes não é reconhecida por parte da população.

 

O vereador disse que a data de 24 de junho será comemorada, a partir deste ano, como Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militar. É o que prevê a Lei 13.449/2017, sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União.  A lei é decorrente do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/2016, aprovado no Senado no último dia 25. A data escolhida remete ao dia 24 de junho de 1997, dia em que cabo Valério dos Santos Oliveira foi atingido, aos 36 anos, por bala perdida durante um protesto da Polícia Militar por melhores condições de trabalho e de salário, em Belo Horizonte. O militar morreu em decorrência do disparo.

 

Parabenizou o Corpo de Bombeiro Militar que se instalou na cidade Guaíra, e iniciou os trabalhos desde o dia 07 de junho. O efetivo conta com 13 bombeiros sob o comando do 02º tenente Schlogl.

 

Carlos fez uma citação e pediu para a juventude, que olhem e escolham pessoas de bens para seguir como exemplo, pois muitas vezes o policial e o bombeiro militar, assim como as outras forças públicas se dedicam a salvar vidas com a sua própria vida, e na maioria vezes a juventude tem optado por mártires e ícones que não produzem algo de bom para a sociedade.

 

“Os homens se lembram de Deus, e as nações de seus soldados quando se sentem ameaçados, passado o perigo, os homens se esquecem de Deus, e as nações de seus soldados”. Citou Carlos Magno Paredes Czerwonka.

 

Agradeceu ao corpo de bombeiro comunitário, que esteve instalado em Guaíra durante dez anos, e agora retornam as suas funções, haja visto que no último dia 07 (sete) o Bombeiro Militar assumiu os trabalhos. Carlos fez uma pequena homenagem ao bombeiro comunitário relatando a história deles desde a instalação aqui no município.

 

O Bombeiro Comunitário de Guaíra, foi instalado no município no dia 02 de gosto do ano de 2006. O programa Bombeiro Comunitário foi criado pelo Decreto 6072 de 31/01/2016, ao município coube ceder dez servidores para serem treinados, arcar com despesas e manutenção em geral, mobília do posto, pagamentos de salários, uniformes, agua, luz, telefone, internet entre outros. Foi uma parceria que deu muito certo conforme mostra os números. Após uma década de existência o bombeiro comunitário de Guaíra já atendeu 147 (cento e quarenta e sete) salvamentos e 1924 (mil novecentos e vinte e quatro) ocorrências. O vereador citou o nome de todos os bombeiros que prestaram serviço ao município, alguns durante dez anos, e outros menos; Bombeiro Comunitário Naor, Belmiro, Campos, Diniz, Galdino, Benck, Freitas, Lopera e Camargo. Durante todo este período eles foram comandados pelo 2º Sargento de Bombeiro Jeferson Henrique de Lima com o seguinte lema “Por uma vida todo o sacrifício e dever”. Na oportunidade Czerwonka solicitou a esta Casa de Leis que envie um oficio de voto de louvor para os servidores acima citado.

 

Finalizou seu trabalho expressando respeito, admiração e consideração ao Projeto de Artes Circenses Guaíra, ao Instrutor Marcelo, todos os familiares, apoiadores e alunos que fazem parte do projeto. Disse que o circo nos remete alegria, pois desde criança todos que tiveram oportunidade de prestigiar algum espetáculo com certeza sentiu uma alegria que não tem limite. Por fim citou um texto do Saltimbancos Trapalhões “Uma cambalhota, Duas cambalhotas, Bravo, bravo. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» VEREADORA LÍGIA LUMI SUGA É ELEITA NOVA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
» SEGUNDA-FEIRA (10) A CÂMARA MUNICIPAL ESCOLHERÁ SUA MESA DIRETIVA 2019
» SANEPAR RESPONDE OFÍCIO DOS VEREADORES DENUNCIANDO IRREGULARIDADES
» NA SEGUNDA-FEIRA (10), CÂMARA MUNICIPAL REALIZARÁ AS ÚLTIMAS SESSÕES DE 2018
» SANDRO É AUTOR DO PROJETO DE LEI QUE PROÍBE A COBRANÇA DE TAXA MÍNIMA DE ÁGUA NO MUNICÍPIO
» LUMI SOBRE A POLÊMICA DA DECORAÇÃO NATALINA: "O MUNICÍPIO SÓ INVESTE AQUILO QUE O ORÇAMENTO PERMITIR"
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 11/12/2018 11:45:15

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais