Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Contorno viário, sessão solene e fracking
 
13/11/2014

O vereador Almir Bueno lembrou que restam cinco sessões para o término desse ano legislativo. A última sessão será no dia 15 de dezembro e já estão sendo finalizadas as atividades da mesa diretiva gestão 2014.

Almir lembrou que no dia 21, às 20 horas, no plenário da Câmara Municipal, ocorrerá a sessão solene com entrega de moções, títulos de cidadão honorário, apresentação de decretos do Executivo com nomeação de ruas e a inauguração da galeria de cidadãos honorários.

O vereador relatou que no dia 12 de novembro é comemorado o dia do diretor escolar. Almir solicitou que os demais vereadores acompanhem os processos eleitorais para direção das escolas municipais, que se iniciarão no próximo dia 05 de dezembro, segundo a resolução nº 1/2014.

Ele agradeceu todos que fizeram parte da função pública no município de Guaíra, bem como seus pioneiros nesses 63 anos de história, ressaltando que reside no município há 34 anos, tendo feito parte de movimentos estudantis.

Sobre a proclamação da República, Almir lembra que o Brasil foi proclamado república em 1889, completando agora 125 anos. “Isso mostra que temos um país jovem, que precisa ser construído diariamente com todas as diferenças e necessidades que existem”, afirmou. Ele ressaltou que são 514 anos de descobrimento do Brasil e ainda há muitas situações para serem evoluídas, e isso cabe a todos os poderes constituídos.

Almir informou sobre a reunião do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada no último dia 12, e convidou aos demais vereadores para acompanharem as ações do Conselho, que se reúne mensalmente na sede da Câmara

Ele ainda informou que de 10 a 12 deste mês estiveram abertas as matrículas para o primeiro ano do ensino fundamental; de 01 a 04 de dezembro serão as rematrículas para as creches municipais; 05 de dezembro serão as matrículas de novos alunos nas creches e de 8 a 12 de dezembro serão feitas as matrículas para novas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Almir destacou que a partir do momento em que alguém disponibiliza seu nome para um cargo público, ele deve levantar a cabeça e se posicionar sobre os problemas enfrentados no município. Ele disse que desde seu primeiro mandato tem desempenhado suas atividades com coragem, dedicação e trabalho, ainda que a função do vereador seja desgastante, especialmente quando o município passa por situações de conflitos.

O vereador informou que, através de informações do deputado federal Zeca Dirceu, já está inserida a obra de Contorno Viário de Guaíra no PAC 3 do Governo Federal, que deve ser anunciado em 2015.

Ele afirmou que é sempre muito simples e direto em suas ações, sem ficar protelando ou buscando favorecimento pessoal. Ele disse que está acompanhando a questão indígena em ambos os lados e as demandas tanto de agricultores quanto de indígenas. “A função do homem público é respeitar as leis tantos federais, estaduais como municipais”, disse.

Almir prestou suas considerações pelo projeto de lei 052/2014, que declara de utilidade pública a entidade sem fins lucrativos denominada Associação Projeto Restaurando a Esperança De Uma Vida Digna, de autoria do Vereador Getúlio.

Ele ainda informou que a campanha de vacinação contra poliomielite se entende até o próximo dia 28 deste mês nos postos de saúde.

Sobre as cerimônias de entrega de obras, que tem marcado as comemorações dos 63 anos de Guaíra, ele destacou a ampliação da Unidade Básica de Saúde da Vila Eletrosul, e também a entrega da Academia da Terceira Idade (ATI) da Vila Pioneira.

Almir solicitou atenção especial dos vereadores sobre o projeto de lei 056/2014, de autoria do Executivo municipal. Ele altera os artigos 32, 43, 46, 66 e 97 da lei municipal 1.593, de 27 de agosto de 2008, para dispor sobre os conselhos tutelares, se adequando às alterações promovidas pela lei federal 12.692/2012, com objetivo de uniformizar o processo de eleição dos seus membros, conceder a eles o direito à licença maternidade e paternidade, dentre outros.

Para finalizar, Almir relatou sua visita à Província de Neuquén, na Argentina, a fim de visitar os locais de extração do gás xisto e petróleo por fraturamento hidráulico (fracking) e conhecer a realidade do local, onde se utiliza esse tipo de extração há um ano e meio. Ele ressaltou que a Câmara de Guaíra tem um projeto de lei em tramitação, que proíbe a extração do gás e do petróleo por meio desse sistema.

Clique aqui para ouvir pronunciamento completo.

DSC_0477

 
 Outras Notícias
» SAÚDE APRESENTOU AS METAS DO PLANO MUNICIPAL ATÉ 2021
» TEREZA CRISTINA ORDENA QUE ABAIXO-ASSINADO DOS GUAIRENSES SEJA ANEXADO AO PROCESSO DEMARCATÓRIO DA FUNAI
» PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO E PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO FORAM APROVADOS POR UNANIMIDADE
» LUMI INDICA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETO PARA CONTROLE POPULACIONAL DE CÃES E GATOS
» SESSÕES ACONTECERÃO AMANHÃ (28) A PARTIR DAS 15 HORAS
» GILMAR É AUTOR DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO QUE CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA À PROFESSORA INÊS
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 16/07/2019 10:19:46

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais