Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Vereador discute fracking na Argentina
 
06/11/2014

O vereador Almir Bueno participa nessa semana, entre os dias 04 e 07, de atividades em Neuquén, na Argentina a fim de visitar os locais de extração do gás xisto e petróleo por fraturamento hidráulico (fracking) e conhecer a realidade do local, que utiliza esse tipo de extração e quais as suas consequências. O objetivo é estudar as vantagens e desvantagens da utilização desse sistema, que tem gerado polêmica e é objeto de projeto de lei que está em debate na Câmara de Guaíra e também nas Câmaras de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

O fracking é um sistema de extração de xisto e petróleo, que utiliza explosões e água sob pressão no solo, afim de liberar o gás. Ele utiliza diversos produtos químicos nesse processo, o que gera preocupação de ambientalistas, produtores rurais e pecuaristas em função dos impactos ambientais decorrentes dessa prática.

As atividades envolvem visitas aos campos de exploração da região de Neuquén, bem como reuniões com autoridades do Executivo e Legislativo local, movimentos sociais, empresários rurais, autoridades ambientais responsáveis pela autorização do uso do fracking e fiscalização dos mesmos, dentre outras lideranças envolvidas no debate sobre a extração de gás xisto, através do fraturamento hidráulico.

O vereador integra uma comitiva com demais vereadores da ACAMOP (Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná), que saiu do Brasil no último dia 04 e regressa na sexta-feira (07).

Neuquén é a maior produtora de maças do país, além da produção de pêras, mas a comercialização do produto está ameaçada de proibição nos países da União Europeia em função do uso do fracking, que gerou a contaminação das águas na região. O oeste do Paraná foi uma das áreas no Brasil em que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) autorizou a utilização do fraturamento hidráulico para extração de gás. Diante das manifestações populares contrárias, a autorização está temporariamente suspensa. Uma das preocupações da população do Oeste do Paraná é que a extração de gás não convencional contamine o aquífero Guarani e comprometa a produção agrícola no caso de contaminação dos lençóis freáticos. Guaíra Em agosto, a Câmara Municipal de Guaíra organizou uma palestra sobre o tema, buscando esclarecer o que é fracking e quais as consequências ambientais de sua utilização. Outra audiência está sendo organizada, com objetivo de ampliar a divulgação sobre o assunto e envolver a comunidade nessa discussão. De autoria do vereador Almir Bueno, e coautoria dos demais vereadores, está em debate o projeto de lei 055/2014, que dispõe sobre a proibição de instalação, em todo território do Município de Guaíra, de empresas que visem a exploração do gás de xisto através do método de faturamento hidráulico – “fracking”.

[gallery ids="18959,18960"]

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» SERGINHO PEDE A CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS E O PLANTIO DE ÁRVORES NO JARDIM INTERNACIONAL E VILAS DOS PESCADORES E SANTA CLARA
» AGNALDO SOLICITA PODAS DE ÁRVORES E LIMPEZA DOS MEIO FIOS NA RUA QUATRO MÁRTIRES
» SANDRO AFIRMOU QUE FAZ SEU PAPEL DE FISCALIZADOR E DISSE QUE PARA JULGAR, É NECESSÁRIO TER CONHECIMENTO
» OSVALDINO DISSE ACREDITAR QUE A DEMARCAÇÃO DE TERRAS EM GUAÍRA ESTÁ SEPULTADA
» LUMI RESSALTOU A LUTA CONTRA AS ABUSIVAS TAXAS DA COPEL E ADIANTOU O PEDIDO DE ISENÇÃO PARA QUEM FAZ USO CONTÍNUO DE APARELHO EM CASA E A BITRIBUTAÇÃO NAS CONTAS
» GILMAR SUGERE A CRIAÇÃO DE "CÂMARAS DE CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM"
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 17/05/2019 09:34:04

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais