Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
GUAÍRA SEDIARÁ ENCONTRO REGIONAL DE CÂMARAS MUNICIPAIS NA SEMANA QUE VEM
 
31/01/2019

>> O TEMA SERÁ A TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA DA COPEL

 

O segundo passo contra as abusivas taxas na cobrança dos valores de faturas de energia elétrica da Copel, bem como, no aumento dos critérios de tarifação e tributos indevidos, foi dado  hoje (31), pela manhã, na Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, com a presença de diversos parlamentares da região, incluindo a presidente do Legislativo, vereadora Lígia Lumi Tsukamoto Suga e os vereadores Gilmar Soares da Fonseca e Sergio Arruda Viana.

“A insatisfação é geral, e não há como fechar os olhos para tantos abusos”, lamentou a presidente Lumi Suga. A reunião que foi transmitida ao vivo pelo nosso Facebook Oficial, contou com a fala de diversos vereadores da região, e todos mostraram a mesma indagação e citaram o clamor de suas comunidades.

A presidente Lígia Lumi Suga disse que o ponta pé inicial contra a Copel em Guaíra, começou ontem (30), como um grande abaixo –assinado na Praça da Feira, que atraiu, segundo ela, grande parte da comunidade. “Foram mais de 200 assinaturas em duas horas. Além disso, as pessoas estão buscando a Câmara para assinar e ajudar na coleta”, explicou. Lumi também sugeriu que cada Câmara busque auxílio com sua assessoria jurídica, para que todos possam dar um bom andamento aos trabalhos.

O vereador em Marechal Cândido do Rondon, “Gordinho do Suco”, que fez o convite para a primeira reunião, chegou a ler uma mensagem que recebeu de um munícipe, que mesmo sem ar condicionado e outras mordomias, paga uma conta exorbitante de energia elétrica. “As pessoas já não sabem mais o que fazer para economizar, e mesmo assim, a conta não reduz, só aumenta”, disparou.

Já o parlamentar, Fernando Hallberg (PPL), da Câmara de Cascavel, citou que não é tanto a energia consumida que está mexendo no bolso dos paranaenses, e sim, os impostos que estão embutidos. “Queremos entender bem como funciona isso, saber o que podemos fazer para melhorar estes valores”, ressaltou.

Outra questão que o vereador levantou é a gratuidade da energia elétrica para quem usa equipamentos de saúde em casa, como concentrador de oxigênio por exemplo. Na opinião de Hallberg, “não é justo que essas pessoas além de já precisarem de um equipamento para sobreviver, ainda tenham que pagar pela energia elétrica consumida pelos mesmos”, lamentou.

A próxima reunião já está marcada para a quarta-feira (06), em nossa Casa de Leis, a partir das 9h00, com a presença de vereadores de Santa Lúcia, Quatro Pontes, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Toledo, Terra Roxa, Maripá, além de outros representantes que devem confirmar presença até o início da semana que vem.

Todos os presentes na reunião de hoje, firmaram compromisso em reunir total força, com o máximo de municípios engajados na luta, como também, a Acamop -  Associação de Câmaras e Vereadores da Região Oeste do Paraná, para assim, chegarem até Curitiba, em uma grande audiência pública, com o apoio de todas as Câmaras do Paraná, e com abaixo-assinados de 399 municípios. “Quem sabe dessa forma, a Copel entenderá que é hora de repensar a sua política, pois um município como Guaíra, por exemplo, que perdeu as Sete Quedas, para que fosse construída a Usina Hidrelétrica de Itaipu, pagar por uma energia caríssima e ainda para piorar, muitas vezes, bandeira vermelha. Isso é um abuso e precisa ter fim”, destacou Lumi.

Já o vice-presidente da Mesa Diretiva, vereador Sergio Arruda Viana, pediu que todos os vereadores abracem essa causa e disse que ela será histórica e de sucesso.

Para o vice-secretário, vereador Gilmar Soares da Fonseca, a perda das sete quedas para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, não há dinheiro que pague. “Acredito na força do povo, que também está se mobilizando com abaixo-assinados e em nossa luta, que resultará em uma mudança histórica aos paranaenses”, finalizou.  

 

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

 

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» VEREADOR AGNALDO SOLICITA UM PARQUE AQUÁTICO OU PRAINHA EM GUAÍRA
» VEREADOR ALÉCIO SOLICITA A CRIAÇÃO DE UM REFEITÓRIO NO CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL
» VEREADOR GILMAR INDICOU A ABERTURA DE ALGUMAS RUAS NO MUNICÍPIO
» VEREADOR OSVALDINO FALOU SOBRE A ENTREGA DOS DOCUMENTOS À MINISTRA TEREZA CRISTINA
» VEREADOR SANDRO SOLICITA A CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DO PROCON EM GUAÍRA
» VEREADOR SERGINHO QUER CÂMERAS DE SEGURANÇA NO TERMINAL RODOVIÁRIO
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/02/2019 15:20:25

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais