Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde
 
Hemepar quer fornecer sangue para 100% dos leitos do SUS
 
18/11/2016
Fonte: AEN-PR

O Governo do Paraná vai reforçar o trabalho de captação, processamento e distribuição de sangue aos hospitais vinculados aos Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é ampliar de 85% para 100% a cobertura de leitos públicos no Paraná pela Rede Hemepar. 

Até o final do ano, pelo menos 123 novos profissionais serão incorporados ao quadro de servidores da unidade. Eles atuarão nas 22 sedes regionais do Hemepar espalhadas pelo Estado. 

De acordo com o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, a ampliação da oferta de sangue é essencial para acompanhar o recente aumento na demanda. "A cada ano, estamos abrindo mais leitos e isso gera uma necessidade ainda maior por sangue e hemocomponentes. Por isso, estamos tomando uma série de medidas para melhorar as condições de captação e também buscar o apoio da população com doações contínuas", explicou. 

ESTRATÉGIAS – Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), mais de 80 gestores e profissionais do Hemepar estão reunidos em Curitiba para discutir estratégias para aumentar ainda mais a eficiência dos serviços. Entre as ações está a nova campanha de conscientização da população, que alerta sobre a importância da fidelização dos doadores. 

A programação do evento conta ainda com temas relacionados à gestão das unidades do Hemepar. A intenção é integrar as equipes regionais, fomentando a promoção de ações conjuntas para sensibilizar os doadores. Uma das atividades será a comemoração ao Dia do Doador de Sangue, em 25 de novembro. 

NÚMEROS – Atualmente, o Hemepar faz cerca de 172 mil coletas de sangue por ano. Isso possibilita a realização de quase 350 mil transfusões. "Doar sangue é uma atitude que salva vidas. O povo paranaense é solidário e por isso contamos com a ajuda da população para alcançar este desafio", disse o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. 

NOVO DESAFIO – Além da abertura de novos leitos, bancos de sangue privados estão deixando de atender alguns hospitais do SUS. Na região Norte do Paraná, por exemplo, o Hemepar teve que assumir o abastecimento da Santa Casa de Arapongas e do Instituto de Câncer de Londrina. No primeiro semestre do ano que vem, o Hospital Norte Paranaense, de Arapongas, também passa a ser atendido pelo Hemepar. 

Segundo Paulo Hatschbach, o governo estadual tem investido pesado na reestruturação da hemorrede. São em torno de R$ 45 milhões por ano, entre recursos de custeio e capital. 

"Nunca se investiu tanto em nossa infraestrutura própria. Unidades novas, equipamentos de última geração e tudo o que há de melhor e mais moderno", declarou o diretor do Hemepar.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Paraná vai ofertar serviços de reprodução assistida pelo SUS
» 100% das crianças nascidas no Paraná fizeram o teste do pezinho
» Paraná vai ampliar para outros grupos vacinação contra gripe
» Paraná é primeiro lugar na campanha de vacinação contra a gripe no Brasil
» Acidentes de trânsito causaram 9,3 mil internações pelo SUS
» Prefeitos e secretários conhecem políticas de incentivo na área da saúde
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 13/11/2018 14:07:08

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais