Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Reunião sobre segurança pública ontem (08) cobrou mais apoio da sociedade guairense
 
09/03/2018

>> A segurança colaborativa, como um conjunto de ações que une a sociedade em prol de medidas de vigilância, é a grande aposta na ajuda à prevenção e redução dos índices de criminalidade

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

No fim da tarde de ontem (08), os vereadores Gilmar Soares da Fonseca, Lígia Lumi Suga, Marlene Dallacosta, João Batista Ilhéus, Alécio Moroni, Sandro Sabino Borges, Agnaldo Tadeu e Elza Romoda, além de secretários, prefeito e vice-prefeito, estiveram reunidos no Paço Municipal, discutindo com diversas autoridades policiais, bem como, representantes do Sindicato Rural, Conselho de Segurança Pública e Aciag, a segurança pública da nossa cidade.

Através da iniciativa da Secretária de Desenvolvimento e Emprego, Juliana Rigolon, abraçada pelo secretário de Segurança Pública, Edson Manuel Auler e Prefeito Heraldo Trento, o encontro promoveu um grande diálogo sobre os problemas enfrentados em Guaíra, além de um debate de ideias que poderão ser colocadas em ação, promovendo melhorias na segurança local.

Todos os vereadores expuseram suas opiniões, além do prefeito e outros convidados, especialmente os policiais, relatando as problemáticas da função. E uma das práticas comentadas e criticadas ontem, que prejudica o trabalho de prevenção da polícia, foram as divulgações de blitz.

Grupos criados no Facebook, WhatsApp para que os condutores possam fugir da fiscalização, tem sabotado muito a ação policial. Segundo os policiais, ao divulgar uma blitz, por exemplo, interpreta-se que a atitude tem o objetivo de permitir que pessoas escapem dela. Isso gera danos diversos, como estimular que alguns se sintam confiantes em dirigir bêbados, ou sem carteira, bem como, de forma irregular, e na maioria das vezes, impede a apreensão de carros roubados e a prisão de “procurados” pela polícia.

O prefeito Heraldo Trento adiantou também que esteve reunido à poucos dias com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Julio Cezar dos Reis, e que solicitou informações sobre o andamento da construção da Delegacia Cidadã (Polícia Civil) e as novas viaturas para a Polícia Militar, que já foram requisitadas através de ofício ao Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato, pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Magno Paredes Czerwonka, e que devem chegar à Guaíra em breve.

O Projeto destacado também pelos participantes, e que já é usado em muitas cidades do Brasil, trazendo resultados positivos, é o Vizinho Solidário. A prática dele consiste em os vizinhos se comunicarem, e avisarem caso algo suspeito ocorra na rua ou na casa do outro.

Esse projeto é simples e sem gastos, e não é necessário nenhum tipo de equipamento especial. Para que ele tenha sucesso, é preciso que os participantes tenham os telefones fixos e os celulares dos outros, e que conheçam um pouco a rotina e sejam avisados quando os vizinhos não estiverem. Sabendo de tudo isso, um saberá quando algo incomum acontece na casa do outro, e assim, poderá entrar em contato e também avisar a polícia.

Campanhas e projetos serão iniciados para que tenhamos também em Guaíra, a segurança colaborativa, em prol de medidas de vigilância, que deverá unir a sociedade de bem, na prevenção e redução dos índices de criminalidade.

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» AUDIÊNCIAS PÚBLICAS ACONTECERÃO DIA 29 DE MAIO NO PLENÁRIO DA CÂMARA A PARTIR DAS 19 HORAS
» VEREADORES APRESENTARAM TAMBÉM SETE INDICAÇÕES E DOIS REQUERIMENTOS
» Vereadores votarão o Projeto de Decreto Legislativo referente ao Projeto de Lei Nº 005/2018 do Executivo
»  A população guairense está convidada para as audiências públicas no próximo dia 29
» Câmara aprovou ontem (17) na 8ª sessão extraordinária o Projeto do Executivo referente ao contrato do Ciscopar
» Câmara Municipal realizou ontem (17) a 2ª Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 22/05/2018 10:29:48

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais