Câmara Municipal de Guaíra/Pr

FALE COM A CÂMARA (44) 3642-8550

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
MOBILIDADE, SINALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE TRÂSITO FOI TEMA DE REUNIÃO
 
07/11/2019

Na tarde de ontem (06), foi realizado no plenário da Câmara Municipal, a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Guaíra, com a pauta: Mobilidade, Sinalização e Fiscalização de Trânsito.

Estiveram presentes, o presidente do Conselho, Sergio Korb Bastos, que também responde pela Ágape Viva - Associação Guairense de Pessoas Com Deficiências - Vida Nova; a presidente do Legislativo, Lígia Lumi Suga; os vereadores Agnaldo da Silva Tadeu, Sandro Sabino Borges, Osvaldino da Silveira, Elza Romoda, Gilmar Soares da Fonseca, João Batista Ilhéus, Marlene Dallacosta e Alécio Moroni; integrantes da Ágape; o Engenheiro Civil da prefeitura, João Baptista Montanari; a Secretária de Educação, Francieli Danelon; a Diretora de Educação Especial, Elianara Falci; representante do Exército; o comandante do 3° Pelotão da Polícia Militar, aspirante Marcelino e a Diretora de Gestão do Suas, Roselene Evangelista de Assis.

Sergio, que está à frente das lutas em defesa dos cadeirantes, abriu a reunião, ressaltando que apesar de não existir uma condição perfeita de deslocamento dos pedestres e cadeirantes pela cidade, muitas pessoas acabam dificultando ainda mais a livre circulação, obstruindo as rampas de acesso, estacionando em vagas preferenciais e ocupando as calçadas.

A mobilidade é um novo desafio para o município, conforme citou o engenheiro Montanari, que ressaltou ainda, o dever de reformular a cidade. “Todas as construções novas, precisam cumprir à legislação vigente, no que tange a acessibilidade. Já as construções antigas, serão reorganizadas gradativamente. O mesmo ocorre com a liberação do Habite-se (auto de conclusão de obra), que só será emitido se a obra estiver de acordo com as normas da NBR 9050. ”, explicou.

Montanari também falou sobre o péssimo velho hábito das pessoas, em fazerem de suas calçadas, estacionamento para bicicletas e motos, como também, extensão do comércio e do canteiro de obras. “São práticas que precisam acabar, porque dificultam o trânsito de pedestres, ainda mais das pessoas com deficiência. A livre circulação é garantida por legislações Municipal, federal e estadual. ”, disparou.

Sobre a fiscalização de trânsito, o comandante Marcelino citou que as notificações para quem não respeita o trânsito estão acontecendo e só esse mês, já somam 103. “É preciso despertar nas pessoas, a consciência em respeitar as leis, mas adianto que estamos trabalhando essa conscientização”, acrescentou.

Os vereadores também questionaram algumas situações, como as calçadas das escolas municipais e estaduais, que precisam ser reformuladas e o novo plano diretor da administração municipal, que abrange o plano de mobilidade urbana. De acordo com o engenheiro Montanari, a acessibilidade é uma grande prioridade e o novo plano diretor já está em andamento.

Ao final do debate, todos os participantes abraçaram a ideia de criar em nosso município, o programa “Voluntários do Trânsito”, com o objetivo de promover a organização, além do apoio à mobilidade urbana e a segurança dos usuários, com ações voltadas para a conscientização. A intenção de todos, é que o trabalho seja ampliado para as escolas, pois acredita-se que há inúmeras razões por que se deve ensinar sobre trânsito às crianças e adolescentes. Pois além de torná-los responsáveis em relação ao trânsito e ao próximo, eles também cobram as lições do mais velhos.


Da Assessoria / Adriane Schirmann

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» CÂMARA REALIZARÁ A PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DE 2020
» ELEIÇÕES 2020 TERÃO NOVAS REGRAS. É PRECISO SE POLITIZAR!
» A CÂMARA MUNICIPAL DE GUAÍRA ESCLARECE BOATOS SOBRE PERSEGUIÇÃO À FUNCIONÁRIO
» MESA DIRETIVA 2020 TOMA POSSE SIMBÓLICA EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
» ALGUNS DESTES PROJETOS AGUARDAM SANÇÃO PARA SE TORNAREM LEIS
» SAIBA O QUE FOI VOTADO NA ÚLTIMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO ANO
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 18/02/2020 10:52:35

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

  Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

(44) 3642-8550

camara@camaraguaira.pr.gov.br