Câmara Municipal de Guaíra/Pr

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
LEGISLATIVO MUNICIPAL HOMENAGEARÁ CINCO PROFESSORES, O HERÓI DAS SETE QUEDAS E UM PASTOR COM TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO
 
18/10/2018

Como forma de reconhecer os trabalhos prestados a favor do desenvolvimento social de Guaíra, o Legislativo Municipal irá homenagear no próximo mês, seis guairenses com Títulos de Cidadão Honorário.  Nenhum deles nasceu no município, mas são todos filhos do coração, com histórias de anos de dedicação prestadas à comunidade. Para os vereadores, ser reconhecido como Cidadão Honorário, é algo muito especial, pois a honraria representa total gratidão pelos seus atos.

 

Os homenageados serão:

 

João Lima Moraes (João Mandi): Natural de Porecatu – PR, ficou conhecido nacionalmente pela sua atuação em 1982, como o "herói das Sete Quedas". Em fevereiro de 1982, o então desconhecido funcionário público da Copel, salvou seis pessoas, em um dos maiores acidentes do país, quando uma ponte se rompeu nas Sete Quedas.

O nome "Mandi", proveio de um peixe existente na região, e foi dado ao pai de João, Sr. Lázaro, que possuía grandes bigodes, assim como o peixe. Todos herdaram o apelido, inclusive irmãos e filhos.

João Mandi foi vereador em Guaíra por dois mandatos, sendo ainda Secretário de Esportes. Atualmente está aposentado e ainda reside em Guaíra.

 

Jorge Moraes do Santos – Natural de Mimoso – Espírito Santo, “Seu Jorge”, traz a bagagem de 44 anos de serviços prestados à educação. Em 1974 começou a trabalhar como professor no Mobral, no período noturno, com luz de lampião a gás. Em 1979 iniciou na Escola Visconde do Rio Branco, na Comunidade Rural de Rancho Alegre. Em 1980 foi transferido para a Escola Mário Calmon, no Distrito de Bela Vista, onde lecionou por dezessete anos. Em 1990 assumiu a direção da Escola Estadual Professora Maria Bolwerk.

Jorge também trabalhou na Escola Municipal Tancredo Neves como Orientador Escolar, e logo depois foi professor da quarta série, inclusive de espanhol. Hoje o professor Jorge presta serviço à mesma escola, mas como voluntário na escolinha de futebol.

 

Suemy Aparecida Eloy Foletto –  Nascida em Barra Bonita - São Paulo, veio a Guaíra em 1971, a convite do prefeito Kurt Walter Hasper, para assumir o cargo de Coordenadora Pedagógica da Supel – Supervisão Local de Ensino, na implantação da reforma de ensino, e como professora na Escola Monteiro Lobato e CNEC.  

Suemy foi vereadora por duas legislaturas, sendo a primeira diretora do Lar São Francisco – Associação Assistencial de Guaíra. Esteve também presidente da LBA local, Provopar e foi membra da Defesa Civil, e uma das fundadoras do Lar São José e da Festa das Nações.

Contudo, dirigiu os Colégio Estaduais Presidente Roosevelt e Jardim Zeballos, sendo também, Coordenadora do Curso de Pedagogia na Unipar, somando 45 anos de magistério. Atualmente é colaboradora do Jornal Ilha Grande e membra da Pastoral da Educação, na Paróquia Navegantes.

 

Ângelo Ozias Torres –  Natural de Quatiguá – PR, o Professor Ângelo, como é conhecido, foi Secretário da Inspetoria Municipal de Ensino de Guaíra, professor de Educação Física, Ciências, Matemática e Contabilidade. Foi também, Secretário do Colégio Comercial de Guaíra, de 1971 a 1984 e Diretor do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, de 1977 até 1983.

Ocupou o cargo de Inspetor Estadual de Educação da Secretaria de Estado de Educação, e mais tarde foi diretor do Colégio Estadual Professor Jaime Rodrigues, presidente do Aeroclube de Guaíra, Secretário Municipal de Educação e Cultura, professor de Matemática na Unipar e Supervisor de Ensino no Colégio Jaime Rodrigues. Atualmente atua como Advogado.

 

Mirislan Douglas Sheffel Júnior –  Nascido em Curtitiba - PR, o Pastor Douglas já presta serviços à comunidade guairense há nove anos, estando à frente do IBADEP – Instituto Bíblico das Assembleias de Deus de Ensino e Pesquisa do Estado do Paraná, com obras assistenciais em dezessete congregações do campo eclesiástico. Pastor Douglas também faz parte da diretoria da ACIAG e é apoiador dos trabalhos da Pestalozzi, Hospital Beneficente Assiste Guaíra e Associação dos Moradores da Vila Eletrosul.

 

Ronildo Luiz Morra – Natural de Colatina - Espírito Santo, conhecido pela comunidade guairense como “Professor Tê”, ele dirige um projeto de futsal há vinte e seis anos no município, formando não só atletas, mas usando a modalidade para formar cidadãos.

Além disso, também trabalha em um projeto de reciclagem, envolvendo a comunidade escolar, família e amigos, onde todo material reciclável descartado se transforma em materiais para a escola de futsal. Essa boa ideia, e vontade de fazer diferente, inclusive de ensinar aos seus alunos o valor da reciclagem, já ajudou muito a escolinha de futsal, com a compra de bolas e uniformes para alunos que não tinham condições e ainda rendeu uma interessante matéria televisiva

 

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» CÂMARA REJEITOU POR UNANIMIDADE O PROJETO DO EXECUTIVO PARA A CONSTRUÇÃO DA UNIDADE PENAL EM GUAÍRA
» NA SEGUNDA-FEIRA (19) CÂMARA REALIZARÁ A 35ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR AGNALD0 DA SILVA TADEU NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DA VEREADORA ELZA ROMODA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DA VEREADOR LUMI SUGA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
» PRONUNCIAMENTO DA VEREADOR MARLENE DALLACOSTA NA 34ª SESSÃO ORDINÁRIA
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: SEGUNDA À SEXTA, DAS 7H30 ÀS 12H00 - 13H30 ÀS 17H00.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 20/11/2018 10:48:09

Câmara Municipal de Guaíra/Pr

Praça João XXIII, 200, Centro - CEP 85980-000 - GUAIRA - Paraná

Entre em Contato

(44) 3642-8550
camara@camaraguaira.pr.gov.br

Redes Sociais